COMO MONTAR UM SCRIPT DE TELEMARKETING, TELEVENDAS e VENDAS INTERNA - 2.0

Todo vendedor que usa o telemarketing precisa de um script. Geralmente, a empresa no momento do treinamento entrega ao operador ou vendedor o script que será utilizado por ele.

No entanto, muitos confundem script com roteiro. 
Simplesmente decoram o que vão dizer e isso prejudica tanto a imagem da empresa como os próprios operadores, pois o atendimento ao cliente passa a ser robotizado. 

Frases como: "pois não, senhor", "só um minutinho", "essa informação é em outro setor, vou transferi-lo”... são utilizadas pelos operadores de telemarketing e viraram piadas em programas de humor

Alguns vícios de linguagem deve ser abolidos para a qualidade das ligações.

Script de telemarketing, na verdade, é apenas uma base. O vendedor de telemarketing deve ser adaptável, flexível de acordo com a necessidade de cada cliente.

O atendimento ao cliente deve ser personalizado, por isso, uma qualidade muito importante para o profissional de televendas (telemarketing) é saber ouvir. Conhecer a dificuldade do cliente e dar uma solução. É isso que o cliente espera.

Para isso, o profissional precisa de treinamento

Por isso minha sugestão é você fazer o nosso curso online de televendas, telemarketing e vendas interna - O TELELUCRO - clique e conheça mais!

Em meus treinamentos abordo sobre técnicas de vendas, como prospectar os clientes, trabalhar com inativos, como vender para quem não compra por telefone, técnicas de atendimento, motivação em vendas e muito mais.

Por isso, lembre-se: use script de telemarketing e não um roteiro

Hoje vender é relacionamento, por isso improvise, adapte, seja flexível, ouça mais seu cliente.

Veja abaixo um passo a passo de como vender por telefone:

Mas, antes vale uma grande dica: para você ter sucesso em suas ligações, alguns fatores são de extrema importância: 
1. A qualidade da listagem de nome e telefones (se precisar conheço bons fornecedores!), 
2. Adequação do produto ao cliente em foco (esse artigo é show para você ler
3. O valor do produto em relação ao concorrente. 


http://institutoim.com.br/telelucro-treinamento-completo-de-televendas-on-line/

Para saber mais detalhes sobre isso, sugiro que você adquira o curso online de televendas!

Por um preço super especial.

Clique aqui e saiba mais! 



Analisando isso, poderemos continuar as nossas técnicas para vendermos mais.

O primeiro passo em sua conversa pelo telefone será a sua apresentação.

O produto que vou utilizar é o Kit SuperMotivado, que contém os livros SuperMotivado volume 1 e 2 e o livro 100 atitudes de um guerreiro(aliás, se você desejá-lo o site é www.motivacaototal.com.br )

O cliente o atenderá ao telefone com o alô ou pelo nome da empresa e você deverá usar o seguinte:

  • Vendedor: Bom dia, meu nome é Isaac Martins, sou do Instituto Isaac Martins.

Veja que na sua apresentação você deverá usar o cumprimento, seu nome e o nome de sua empresa.

O próximo passo é criar um relacionamento e empatia; e a melhor maneira de fazer isso é perguntando o nome da pessoa e aprofundando ainda mais a conversa. Veja como fica:

  • Vendedor: Qual o seu nome, por gentileza?
  • Cliente: Cláudio
  • Vendedor: Tudo bem com o senhor?
  • Cliente: Tudo bem
  • Vendedor: Que ótimo, gosto muito de falar com pessoas assim.
  • Posso chamá-lo de Cláudio ou Senhor Cláudio
  • Cliente: Só Claudio.

O próximo item é fundamental para a permanência de nossas ligações: é o momento em que forneço as reais vantagens para o cliente continuar escutando a ligação. Para que isso ocorra é necessário que você crie uma frase com palavras mágicas que despertem interesse no ouvinte.

As palavras são muitas, tais como: ganhar dinheiro, ganhar tempo, economizar dinheiro, economizar tempo, ter segurança, comodidade, praticidade, e assim por diante. Vejamos como podemos usar isso na prática. 


  • Cláudio, o motivo de meu contato é oferecer uma maneira de motivá-lo e aumentar seu conhecimento no dia a dia.

Note que usamos o nome do cliente no início de nossa sentença, isso é uma maneira eficaz de ter um relacionamento amigável com o cliente. Perceba também que as palavras-chaves foram: economizar tempo e aumentar o conhecimento.

É bom salientar que segundo o código de ética do telemarketing deve-se pedir autorização para continuar a conversa. Isso se aplica principalmente no caso de pessoa física. Quando ligamos para uma empresa não precisamos usar essa abordagem. Vejamos como fazer isso usando o exemplo citado:


  • Cláudio, o motivo de meu contato é oferecer uma maneira de motivá-lo e aumentar seu conhecimento no dia a dia. Posso continuar?


Se o cliente afirmou que pode, a próxima etapa é fazer perguntas inteligentes. 
(Aqui é a parte mais importante do script, por isso desenvolvi um treinamento especial sobre perguntas, se desejar conhecê-lo clique aqui e veja a vídeo aula)

Esse momento é o instante em que poderemos escutar o cliente e criar uma ponte das respostas dele com os benefícios de nosso produto.

Para fazer isso você deverá pensar em perguntas que irão auxiliá-lo na conversa. 

Vamos supor que você venda plano de saúde, então uma sugestão é: O que o senhor tem feito quando necessita de cuidados médicos? Essa simples pergunta é mais eficaz do que se eu perguntasse se ele está satisfeito com o plano de saúde que possui.

Vejamos como podemos aplicar esse passo em nosso exemplo do Instituto Isaac Martins:


  • Cláudio, o que você tem feito para motivar-se diante das dificuldades?

Fique atento à resposta, pois ela irá ser de grande ajuda. Porém, assim que o cliente responder, crie uma junção com a próxima etapa que é a oferta.

É na oferta que se apresenta o produto como solução às questões levantadas e os valores envolvidos na comercialização. Veja como fica:


  • Então Cláudio, foi pensando nisso apresento para o senhor o Kit SuperMotivado, que contém histórias motivacionais, ilustrações e fábulas que vão surpreende-lo.
  • São 3 livros por apenas.... e assim por diante.

Depois que você salientou isso, é hora do fechamento, que deve ser com perguntas fechadas que estimulem o cliente a comprar o seu produto, como, por exemplo:

O senhor vai pagar com cheque ou cartão? O local de entrega é rua ou avenida? O senhor deseja um ou dois pares do produto? O melhor dia para agendarmos nossa visita é segunda ou terça? De manhã ou de tarde?...

  • Para realizar o seu pedido é muito simples, só preciso da confirmação de alguns dados, o endereço do senhor é....

No entanto, o cliente fará objeções, que é uma barreira que o impede de vender, mas isso é assunto de outro artigo meu, acesse aqui

Para você ter sucesso em suas objeções o segredo está em prevê-las antecipadamente. Veja algumas objeções mais comuns:  O produto está caro; eu já tenho um fornecedor; não preciso no momento; não tenho tempo para isso; vou pensar...

Com certeza usando essa técnica você poderá ter sucesso em suas ligações telefônicas.
Mas é bom salientar que a melhor abordagem é aquela que traz resultados, por isso faça várias abordagens e escolha a melhor.

Ficou com dúvida na montagem do seu script? Veja esse vídeo: http://goo.gl/tm6TE 

__________________________________________________________________________

Prof. Isaac Martins, Publicitário, Mestre pela USP, Consultor de Empresas, Autor dos livros SuperMotivado volumes 1 e  2 e 100 Atitudes de um Guerreiro (site dos livros http://www.motivacaototal.com.br/)
Instituto Isaac Martins - http://www.institutoim.com.br/


Comentários

  1. PRO: ISAAC MARTINS ..PODERIA ELABORAR UM SCRIPT PRA EU VENDER PLANOS DE SAUDE?..FICARIA MUITO GRATA"..roselaynechristo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. O Isaac poderia eleborar para mim um sript para vender loja virtual

    ResponderExcluir
  3. Olá Isaac vc poderia elaborar um script para mim de vendas de consorcio de motos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Isaac estou trabalhando com consorcio de imóvel e automóvel mas sou leiga neste segmento, poderia me ajudar com dicas de script, melhor abordagem e como encantar o cliente via fone e pessoalmente?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde
    Sou Gerente comercial de uma Franquia de clinica Odontológica.
    Sempre estou renovando os script e gostaria muito que elaborasse um script para minhas telemarketing para divulgar a clinica e convidar as pessoas para realização de avaliação sem custo.
    Meu email-andressa.odontoclinic@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prof.º Isaac estou começando na area de callcenter ativo e o primeiro produto que estou vendendo é Kit de Enfermagem e gostaria de um SCRIPT para eu fazer vendas com sucesso meu msn e e-mail para contato é: fer_scaetano@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Eu estou começando agora e preciso de um script para vender revistas jacq.chagas@hotmail.com

    Agradecida.....

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelas informaçoes, gostaria de saber se o Sr. faz script para terceiros, sou parceiro CLAROTV e tenho 15 cabines para telemarketing, por favor envie orçamento para loctractelecom@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Prof. Isaac.
    Sou Priscila kesiane e preciso de ajuda, estou trabalhando com vendas de telefone, tv e internet. se for possível me envie algumas dicas, estou perdida no assunto e tenho metas, não sei oque fazer! Obrigada Priscila.
    e-mail: priscilakesianef@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. poderia elaborar um script pra mim vendendo mouse de computador

    ResponderExcluir
  11. Raquel
    Sr: Martins sou supervisora de telemarketing, vendo produtos por telefone, como carteira e biblias, gostaria de um novo sript pra renova e consegui alcansar minha meta, gostaria que vc elaborasse um script pra mim, se vc pode? desde de já obrigada...meu email belmw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de seu script, o essencial é nunca fugir do foco.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, poderia me ajudar elaborando um script para vender plano de saúde empresarial e ao mesmo tempo seguro de vida para os funcionarios? Segue meu email: segurosaudessa@hotmail.com...Obrigada, Márcia.

    ResponderExcluir
  14. ola me ajude a criar um script para vender consorcio cooperativo da fiat., é um produto de alto valor diferente de vender revistas ou qualquer outro produto. Grato cleber.alpavelfiat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Ingressei na area de vendas de Moveis planejados a pouco tempo, peço a ajuda do senhor para elaborar um script para que melhore meu desempelho nas vendas futuras. Atenciosamente, Pedro Obrigado. pedrotuiu@hotmail.com aguardo desde ja seu e-mail.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber como vender planos funerários sem assustar os clientes. Peço que me ajude com um script de como devo fazer essa abordagem, obrigado desde já lorena. lorena.sr.correa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, você conseguiu montar o seu script? Se a sua resposta for sim, me ajuda a montar um para empresa que eu trabalho que também é do ramo funerário.
      Abraços,

      Flávio - flaviodivino@gmail.com

      Excluir
  17. Ola,boa tarde !!
    Eu comecei a trabalhar com venda de assinaturas da claro tv + claro fixo.Voce poderia fazer um script pa mim?
    A assinatura custa R$ 49,90,apos 12 meses R$ 59,90.São 104 canais,filmes e series,infantil,noticias,variedades e outros.Argumento,dizer ao cliente q eu estou entrando em contato c ele,somente pq foi liberado o canal no devido endereço.
    Obrigado no aguardo.Andréa.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. gente preguiçosa essa que fica pedindo pra elaborar script...
    se não tem capacidade de criar um com a ajuda do professor, terá capacidade de vender algo?

    ResponderExcluir
  20. Prof: Isaac eu arrumei o meu primeiro emprego como call center e eu trabalho em uma clínica ortodontica e eu gostaria q o senhor pudesse me ajudar fazendo um script pra mim, pois eh tenho metas pra cumprir. O senhor pode me ajudar? O meu email é arrogantes.sm@gmail.com Desde de já agradeço muito obrigado.

    ResponderExcluir
  21. ola boa noite ...
    gostaria muito de um script feroz de divulgação de um curso no qul damos um treinamento que paga somnte uma taxa de 10.00 r$ mas nao podemos passar pro cliente que e um treinamento somente que ele ganhou a oportunidade de fazer os quatro principais modulos me ajude estou desputatando uma vaga no emprego .

    grata DAIANA SILVA DE MORAGAS

    ResponderExcluir
  22. Olá Isaac, poderia elaborar um script de vendas para Planos de saúde? Desde já agradeço a atenção! Boa tarde.
    Natan Souza

    ResponderExcluir
  23. Prof. Isacc, gostei muito desse tópico. Me ajudou a montar um sript, vou testá-lo em breve. Caso eu precise de ajuda profissional, posso contatá-lo para pedir um orçamento?

    ResponderExcluir
  24. oi isacc , o senhor pode min ajuda com a monta um ]script de vendas para Planos de saúde
    segurosbahia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Prof Isacc... Bom dia!

    Excelente blog, parabéns pelas dicas são excelentes. Trabalho em um Orfanato como Operadora de telemarketing e utilizo de um script para campanha de doações a comunidade, porém acho muito mecânico por ser uma instituição onde abriga crianças para adoção ou que serão devolvidas a suas famílias. São crianças extremamente carentes e problemáticas. Hoje abrigamos 30 crianças entre rescém nascidos a crianças de 10 anos, o "Lar e Orfanato Renascer" oferece cuidados com a mãe social que são pessoas que moram no orfanato e essas crianças vivem em casas com essas mães, que cuidam deles e são remuneradas para isso, atendimento médico, psicológico,e as refeições diárias. O senhor por favor poderia montar um script para eu poder estar passando a campanha de modo verdadeiro e humano... Onde as pessoas pudessem sentir a verdadeira necessidade da contribuição, não exigimos valor e a data e horário também fica a critério do doador, também encontro dificuldade em falar se a pessoa gostaria de ser um doador mensalista, pois não quero passar a impressão de abuso, mas a necessidade realmente. Trabalhamos com sistema de mensageiro, com emissão de recibo nominal, por favor poderia me ajudar? Obrigada, Abraços... Debora Bergamo Rocha.

    ResponderExcluir
  26. OOOI ISACC VOCE PODERIA POR GENTILEZA ELABORAR UM SCRIPT PRA MIN VENDER CARTOES DE CREDITO?..FICARIA MUITO GRATA" ... anaclaudiabraatz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Prof Isaac! Trabalho atualmente com venda de cartões de mensagens para bazar e papelarias e com imóveis, o sr. poderia montar 2 scripts (cartões mensagens e Imóveis) para que eu oferecer aos meus clientes? marcelojpa.imoveis@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu acho que com todas essas dicas seria mais fácil vocês mesmos fazerem e deixarem de preguiça. Capacidade e inteligencia todos temos, basta usá-los sem preguiça e com criatividade não acham?

    ResponderExcluir
  29. Pessoal, eu pesquisei este assunto porque quero fazer telemarketing dentro da minha própria empresa e queria questionar vocês sobre uma coisa que acho importante. Eu e todas as pessoas que eu conheço com um pouco mais de profundidade odiamos esse padrão de atendimento que foi exemplificado no script desta página. É notável como o vendedor não tem nenhum interesse real no cliente e finge um comportamento anti-natural, falso e interesseiro. Tem certeza de que isso funciona por aí? No meu círculo, isso não pega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Ter sucesso no telemarketing depende de muitos fatores uma delas é o script. De fato, em algumas empresas o modelo de abordagem acima não tem sucesso. Em alguns de meus clientes utilizo outras formas de scripts.

      É por isso que você não olha com bons olhos para esse formato, antes de realizar um script você precisa saber quem é o público alvo (demográfico, psicográfico, geográfico e comportamental), deve-se saber também se é um cliente de carteira, empresas ou para consumidor final. O grande segredo de um script é o resultado!
      Lembrando que a responsabilidade de criar um script é do supervisor do televendas! Se ele não consegue ter novas formas de abordagem é preciso treiná-lo!

      Posso afirmar que de cada 10 empresas que realizam ações de telemarketing apenas 3 realizam de maneira correta. E esses estão ganhando muito clientes.
      Espero que esse seja o seu caso, se não for e tiver mais dúvidas, marque um bate papo comigo estou a disposição.

      Sucesso Prof. Isaac Maritns

      Excluir
  30. oi, boa noite , muito interessante seu site, vendo acessórios para celular por telefone para lojas de celulares que já trabalham com esse tipo de produto, tipo carregadores, capas, entre outros.Poderia montar um script para mim de abordagem, pois como vc disse eles pedem para mandar email e depois quase não demostram interesse, pois tem muitos concorrentes nessa area e os produtos costumam ter as mesma qualidade. email daiene-g@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Daiene
      Para ajudá-la, assista o vídeo:
      http://goo.gl/tm6TE

      Sucesso

      Excluir
  31. gostaria de saber se os videos sobre vendas vc vende tbm ou são apenas no site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou terminando de finalizar a nova versão do curso de telemarketing e televendas.
      Assim que finalizar envio mais informações.

      Excluir
  32. Ola gastaria de script para vender enxovais,amandapires93@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde
      Para ajudá-la, assista o vídeo:
      http://goo.gl/tm6TE

      Sucesso

      Excluir
  33. Isaac você poderia elaborar um script pra mim eu tenho que vender cursos de qualificação profissional eu ligo pro cliente e falo que ele tem um beneficio de 110R$ para esta investindo na área de qualificação profissional e tenho que convencer o cliente a comparecer na escola. e a minha 3 semana acho que não estou indo muito bem e suas dicas foram ótimas acho que seu script me ajudaria bastante. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 2 vídeos que vai ajudá-lo:
      http://goo.gl/tm6TE e
      http://institutoim.com.br/como-realizar-perguntas-inteligentes/

      Sucesso

      Excluir
  34. isaac sei q você pode estar ocupado e talvez não queira perder tempo com isso até pq vc deve preferir que as pessoas façam o curso mas se possível faz um script pra mim por favor eu vendo matriculas entao eu tenho q pegar dados das pessoas para q uma outra pessoas volte a entrar em contato com elas dizendo se o filho de 11 a 18 anos foi aprovado ou não
    email:maicon.m.s@hotmail.com.br
    independente de sua atitude ao ver isso agradeço desde já.

    ResponderExcluir

Postar um comentário