A cada momento o processo de compra e venda de um produto modifica numa rapidez enorme. Já foi o tempo do anunciou, vendeu. O consumidor está mais exigente, conhece as técnicas de vendas por telefone, as abordagens utilizadas e até o fechamento.
Como vender para esse novo consumidor?
É necessário estratégia de vendas!
Vou abordar de maneira rápida algumas dicas de técnicas de vendas. (Mas para aprofundar ainda mais, veja nossos treinamentos (cursos do professor Isaac Martins)
1) Cliente ama comprar, mas odeia o vendedor.
Essa é uma grande dica de vendas:
Quem já não ficou incomodado quando chegou numa loja e o vendedor o abordou com um sorriso falso dizendo: "oi querido(a), em que posso ajudá-lo?" A sua resposta é única "só estou dando uma olhada".
Fica evidente a falta de treinamento e de estratégia de vendas. O profissional de vendas necessita de novas técnicas de atendimento ao cliente! Para lidar com esse novo perfil de clientes exigentes, observe algumas dicas para vender mais:
a) Atendimento ao cliente focado nas necessidades e não na venda. Ficar incomodando o cliente com telefonemas inoportunos, abordar o cliente com frases prontas “em que posso ajudá-lo” ou enviar e-mail cobrando resposta de cotações, são as piores técnicas de vendas.
b) Crie um plano de vendas: Se for numa loja, dê um caloroso bom dia e deixe o cliente a vontade, NÃO FALE “em que posso ajudá-lo?”. Se for usar o telefone, somente ligue para o cliente se tiver algo a mais (desconto, promoção, prazo entre outros) NUNCA ligue para dizer “você está precisando de alguma coisa?”. Se você utilizar e-mails, envie mensagens curtas e com alguma novidade, evite “Desejo saber se você tem alguma cotação para mim”!
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