Para você que é um empreendedor, segue um resumo do curso realizado pela revista Exame PME, realizado no mês de Abril:
O que é um planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é a forma de escolher, entre
muitos caminhos possíveis, aquele que parece mais
adequado a determinada pequena e média empresa. O
planejamento depende dos recursos disponíveis, da missão
do negócio, dos valores e da personalidade do empreendedor.
Por onde começar?
Se a missão e o mercado da empresa estão claros, o próximo passo
é definir as metas. Meta é um objetivo plausível e com prazo para ser
atingido. A meta dá origem a um planejamento que prevê ações e
atribuição de tarefas.
Como traçar o planejamento e em que ordem?
Um bom roteiro é:
1) Estimar quanto as receitas devem crescer no ano e definir ações para obtê-las.
2) Calcular os investimentos para executar as ações planejadas.
3)Desdobrar as ações em tarefas específicas e atribuí-las a funcionários qualificados para cumpri-las.
4) Cobrar resultados no prazo combinado.
5) Fazer um balanço do que foi e do que não foi cumprido para levar em consideração no planejamento do ano seguinte.
1) Estimar quanto as receitas devem crescer no ano e definir ações para obtê-las.
2) Calcular os investimentos para executar as ações planejadas.
3)Desdobrar as ações em tarefas específicas e atribuí-las a funcionários qualificados para cumpri-las.
4) Cobrar resultados no prazo combinado.
5) Fazer um balanço do que foi e do que não foi cumprido para levar em consideração no planejamento do ano seguinte.
____________________________________________
![]() |
Lançamento do livro SuperMotivado vol.2 - Prof.º Isaac Martins: 05/07/2011 - às 18:30 - Livraria Martins Fontes (Av. Paulista,509 - próximo ao metrô Brigadeiro). Solicite seu convite através do e-mail: juliana@institutoim.com.br
Comentários
Postar um comentário