Como usar as mídias sociais para vender mais?

Caro empreendedor, segue as duas últimas dicas da Revista Exame PME, no curso realizado no mês de abril:
Que iniciativas em mídias sociais trazem bom efeito para a marca da empresa?
Bons resultados – seja no Facebook, seja no Twitter – dependem de um roteiro básico que inclui a produção de conteúdo relevante para o público e o fornecimento de informações claras e verdadeiras não só do que a empresa vende mas também de seus valores. Se a percepção de determinada marca for boa, a tendência é as pessoas disseminarem boas impressões a seu respeito nos meios digitais. São as recomendações que um consumidor repassa para outro, tal como era feito antigamente, muito antes de a internet existir. A diferença é que, nos dias de hoje, as opiniões ficam documentadas numa rede ou blog – e depois são reproduzidas e se espalham muito mais rapidamente do que antes.
Como manter o portfólio de clientes equilibrado
Por que é preciso diversificar clientes se é tão eficaz vender mais para os já existentes?
Aumentar a freqüência de compra dos clientes atuais é importante, porque o retorno é relativamente alto quando comparado aos custos envolvidos em vender para alguém com quem ainda não se estabeleceu um relacionamento. A desvantagem está no risco, que tende a aumentar. Se houver dependência de determinados clientes ou setores, uma pequena ou média empresa pode ser facilmente contaminada por problemas que eles venham a enfrentar.
Existe uma fórmula para encontrar o equilíbrio ideal?
Não há uma regra que dê igualmente certo para todas as pequenas e médias empresas. O equilíbrio depende da diversidade e da rentabilidade dos produtos e serviços de seu portfólio – quanto menor a diversidade, maior tende a ser o perigo. Um ponto de partida para traçar uma estratégia nesse sentido é calcular a porcentagem máxima do faturamento que, caso deixe de ser recebida, não comprometa os custos fixos e ainda deixe uma margem razoável de lucro para a empresa. De uma maneira geral, negócios com clientes que respondam por mais de 10% das vendas precisam procurar alternativas para diminuir o grau de dependência.
____________________________________________________________
Lançamento do livro SuperMotivado vol.2 - Prof.º Isaac Martins, acontecerá no dia: 05/07/2011 - às 18:30 - Livraria Martins Fontes (Av. Paulista,509 - próximo ao metrô Brigadeiro). Solicite seu convite através do e-mail: juliana@institutoim.com.br

Comentários