O e-mail é uma ferramenta poderosa utilizada por grande parte das empresas.
Ray Tomlinson, seu criador, não imaginou o poder desta ferramenta, tanto que nem patenteou a ideia. O e-mail tornou-se a maior arma de fidelização e conquista de clientes.
Porém, com o tempo, recebemos centenas de e-mails inoportunos que em vez de fidelizar e conquistar nossos clientes, têm é incomodado.
Como usá-lo sem incomodar?
10 dicas para usar bem o e-mail:
1) Só envie o necessário
a. Enviar muitos e-mails para seus clientes irá banalizá-lo e em poucos dias eles não serão lidos. Tenha atenção especial no excesso de “perfumaria” (que são gifs, desenhos, arquivos em power-point, piadinhas etc.). Só envie e-mail quando tiver algo bom para o cliente!
2) Seja direto, objetivo e prático
a. As melhores mensagens são objetivas e diretas. Ninguém lê e-mails muito longos. Por exemplo: Pinte sua casa com a melhor tinta acrílica do mercado. Somente com a X tintas você encontrará... (ninguém lê). Melhor seria: Tinta acrílica por apenas R$, conheça as vantagens, clique aqui.
3) Use um remetente que chame a atenção
a. Usar nomes tais como: comercial, vendas, administração, negócios entre outros, ou letra maiúscula logo são descartados. Pense em um que seja show.
4) Cuidado com imagens
a. Figuras, fotos, gifs entre outros, só devem ser usados caso você esteja vendendo um produto ou algo em que seja necessário o uso da imagem. Mesmo assim, utilize o menor tamanho possível. Tudo com moderação.
5) Atente-se ao português
a. Uso de gírias, intimidade e erros gramaticais podem causar desconforto. Um detalhe importante: evite mensagens do tipo “a partir de...”, que levam o cliente a clicar e não encontrar o valor indicado. Isso irrita o cliente e ele nunca mais clica em sua mensagem.
6) O e-mail não deve ser utilizado para tudo
a. É preciso ter bom senso ao encaminhar e-mails. Por exemplo: não demita uma pessoa por e-mail, não avise seu superior sobre uma falta por e-mail e não discuta por e-mail. Em caso de reclamação de um cliente, prefira o contato telefônico.
7) E-mail é profissional
a. Nunca use o e-mail da empresa para enviar arquivos, mensagens ou fotos de seus amigos.
8) Restrinja o uso do e-mail
a. Exceto em alguns casos, acesse a sua caixa de e-mail no máximo seis vezes ao dia. Alguns profissionais estão viciados no botão enviar e receber, e a cada 5 minutos clicam nesse botão. Cuidado: pesquisas mostram que o e-mail é o maior ladrão de tempo da década. Tudo em excesso atrapalha!
9) Use adequadamente o CC (cópia para) e CO (cópia oculta)
a. Há uma regra para o uso destas ferramentas, elas são abordadas no livro Enviar, de David Shipley e Will Schwalbe, vale a pena ler e conhecer essas regras.
10) Administre o seu tempo
a. O segredo do grande profissional hoje é saber administrar bem o seu tempo. As dicas acima vão ajudá-lo a economizar o seu tempo e também o das pessoas de quem você recebe mensagens.
Gostou da dica? Participe, envie dúvidas e sugestões.
Faça também o curso: Técnicas de Vendas pela internet.
Acesse: http://www.isaacmartins.com.br/
Comentários
Postar um comentário