50 DICAS PARA CRIAR UM SITE E BOMBAR NA WEB (Prof.º Isaac Martins)

Manter um site bombando é indispensável nos dias de hoje. Uma presença marcante na rede divulga a marca e impulsiona as vendas. Então, tome notas das dicas a seguir:

1.      Delineie uma estratégia
Saiba exatamente o que você espera do site. Se a intenção da empresa for vender pela rede, o site deve ser desenhado de uma maneira; se a idéia for apenas divulgação, de outra.
2.      Analise a concorrência
Se você está montando o seu primeiro site, é interessante observar quais são as páginas e os recursos utilizados pelos seus concorrentes. Buscar referências é importante!
3.      Estude o público
Invista em pesquisas para saber o que o seu público quer ver em um site. Caso não possua recursos para contratar uma agência de pesquisa, a ferramenta Google Analytics é uma boa alternativa para identificar o perfil dos seus consumidores.
4.      Defina quem vai desenvolver
Com o avanço da tecnologia, ferramentas de criação de sites estão à disposição dos usuários nos grandes portais por preços a partir de R$ 15 por mês.
5.      Investigue as agências
Existem diversas formas de desenvolver um site, mas, se optar por uma agência, o ideal é averiguar sua infraestrutura e recursos. É fundamental avaliar trabalhos anteriores da agência, além de checar com clientes como ela funciona.
6.      Não abandone o site
Se você não pode contar com uma agência para abastecer o seu site, vá com calma na hora de colocar recursos que exijam atualização. Um site com diversas áreas de conteúdo desatualizado afasta usuários e acaba com a credibilidade da empresa.
7.      Não saia da estrutura padrão
Apesar de relativamente jovem, a internet já criou padrões universais. Uma barra de canais e áreas do site na vertical à esquerda ou na parte superior horizontal da tela são comuns no Brasil. Se revolucionar, muitos não vão conseguir mexer.
8.      Torne a navegação rotativa
Ao acessar a página os clientes, além de encontrar opções de produtos, devem ter a opção de entrar em contato com a empresa. Esses links não devem ficar restritos à página inicial. O ideal é que cada seção tenha um link para a próxima página. Isso faz com que o tempo de retenção dos usuários no site aumente consideravelmente.
9.      Diferencie-se no conteúdo
Inovação é fundamental para se destacar entre milhões de páginas que surgem todos os dias. É preciso fazer com que o público-alvo se identifique com o seu site.
10.  Saiba usar informações institucionais
Se o intuito é vender pela rede, a parte institucional do site deve ser enxuta. O consumidor não precisa saber informações sobre o departamento jurídico ou de contabilidade.
11.  Tome cuidado com as cores
O visual do site pode ser decisivo para o sucesso na rede. Cores fortes podem irritar as pessoas e cores pastel acabam relaxando demais o usuário. A mescla de tons é importante para não mexer com o emocional das pessoas.
12.  Não utilize jargões
Esqueça siglas e termos específicos da área de atuação de sua empresa. O ideal é explicar os conceitos e os serviços do site em linguagem simples, acessível a leigos e especialistas.
13.  Escreva corretamente
Erros gramaticais são capazes de limar a credibilidade de um site. Se o objetivo da página for vender algum produto ou serviço, as chances de concluir um negócio diminuem consideravelmente quando há erros ortográficos.
14.  Evite mensagens de fé
“Louvado seja Deus”, “Jesus Cristo é o senhor”. Tudo isso pode ser importante para você, mas não para seus clientes. Manifestações de fé costumam restringir o público do site. Os empresários precisam ter em mente que o site é para clientes, não para a empresa.
15.  Bole textos curtos
Parágrafos curtos e diretos são ideais para a internet. Além disso, o interesse dos consumidores precisa ser contemplado.
16.  Fuja das músicas de fundo
Gosto musical varia de pessoa para pessoa. Portanto, em vez de arriscar, é melhor deixar de fora aquela música tão importante para você. Exceções são válidas para empresas que trabalham com música e instrumento.
17.  Dose as animações e o flash
Esse expediente é indicado para sites totalmente institucionais (e, mesmo assim, com cautela). Sites  desenvolvidos em flash podem ser uma ótima alternativa para quem trabalha com produtos de apelo visual. No entanto, se a sua idéia é te um site para vendas ou com poucos recursos, o flash deve ser evitado.
18.  Coloque fotos de pessoas
A foto de uma pessoa ajuda a ampliar o número de acessos de um site. Utilizar fotos de pessoas no layout pode fazer com que a página fique menos impessoal.
19.  Invista na qualidade
Qualquer traço de amadorismo pode comprometer a imagem da sua empresa. Se você vai expor produtos na rede, é fundamental ter fotos feitas por profissionais.
20.  Mostre-se com cautela
Transparência é uma característica muito valorizada pelos consumidores.  Mas cuidado para não criar situações constrangedoras.
21.  Disponibilize um jogo no site
Um jogo no site pode ser um extra interessante para atingir seu público-alvo. Jogos online são fáceis de desenvolver e atraem os internautas.
22.  Insira “dúvidas freqüentes”
Existem etapas no processo de venda dos seus serviços ou produtos? Crie uma seção de “dúvidas freqüentes” para o seu site. O recurso facilita o contato futuro, já que o usuário se certifica de que a empresa oferece exatamente o que ele procura.
23.  Não use contador
Se o endereço não for muito procurado, a divulgação pode ser muito ruim para a imagem da empresa. Ferramentas como o Google Analytics, hoje é possível analisar com mais afinco o perfil dos consumidores – uma informação, aliás, que só interessa às empresas.
24.  Ofereça versões em outros idiomas
Se sua empresa busca clientes ou fornecedores estrangeiros, é fundamental ter um site com uma ou mais opções de idiomas.
25.  Responda sempre
Pode ser e-mail, carta, telefone, blog, perfil em comunidade social.
O importante mesmo é ter um canal aberto de comunicação com os clientes. Um e-mail com dúvidas ou sugestões deve ser prontamente respondido. Caso contrário, corre-se o risco de perder um futuro negócio.
26.  Modere os comentários
Se você optou por uma área para comentários no site da sua empresa, saiba que opiniões de todos os tipos podem aparecer.
É importante deixar um canal aberto com os consumidores, mas toda atenção é necessária com o conteúdo das mensagens.
27.  Foque nos clientes
Crie um espaço para que o cliente cadastre seu e-mail e receba todas as atualizações de seu site.
28.  Reserve uma área para funcionários
É possível criar uma espécie de  ponto eletrônico, numa área do site destinada aos funcionários, para se ter o controle da entrada e saída de cada um, assim como as atividades executadas durante o dia.
29.  Estreite o relacionamento com os fornecedores
Se a sua empresa trabalha com fornecedores de vários estados do Brasil, uma área para relacionamento com eles pode ser uma boa alternativa. Se a empresa não tiver como manter um contato físico com os fornecedores, é necessário organizar, pelo site, compras e pedidos.
30.  Firme parcerias
Tenha parcerias com empresas para ampliar o mix de produtos do site, trocar banners, troca de e-mails e capitalizar anúncios.
31.  Fique de olho nas comunidades
São muitas as redes colaborativas na internet hoje em dia. Estar atento ao que falam sobre sua empresa e aproveitar para angariar visitantes para o seu site é fundamental. No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de participar dessas redes. Nunca tente esconder sua ligação com a empresa. As pessoas percebem e rejeitam elogios anônimos e gratuitos.
32.  Entre no Orkut/Facebook/Twitter
Utilize as redes sociais para conquistar e fidelizar clientes.
33.   Crie um blog
Um blog corporativo é uma ótima ferramenta, mas, se não houver transparência, perde a credibilidade. Além disso, é importante saber o que os usuários querem ver no blog.
34.  Disponibilize RSS feeds
Hoje em dia, na internet, toda empresa deve tentar ao máximo divulgar o conteúdo do seu site. Uma forma eficiente de fazer isso é utilizar o RSS feeds – listas de renovação de conteúdo de um determinado site em que os usuários incluem o link dos arquivos em seu programa agregador e recebem as atualizações sem precisar visitar o site.
35.  Abuse do YouTube
Vídeos de empresas no YouTube, quando caem no gosto do público, são acessados por milhões de pessoas ao redor do mundo e funcionam como uma barata e eficiente maneira de divulgação e atração de público para o site. Para conseguir levar as pessoas do YouTube para o seu site, é importante colocar o endereço tanto no vídeo quanto no perfil da página da empresa.
36.  Pense no Flickr
Site de compartilhamento de fotos, que pode ser usado para divulgar imagens dos seus produtos e serviços.
37.  Desenvolva um site para celular
O Brasil fechou o mês de abril com 154,6 milhões de celulares e uma densidade de 80,98 aparelhos por grupo de 100 habitantes. Diante desses números, os grandes portais já desenvolveram sites específicos para serem acessados do celular.
38.  Mande newsletters e e-mailmarketing
Na hora de efetuar uma compra em sua loja virtual, o consumidor escolhe se gostaria de receber ou não uma newsletter com ofertas. Porém, usar newsletters ou e-mailmarketing para atrair usuários exige cuidados. É preciso que seja de fato uma informação relevante.
39.  Explore a página de cadastro
Se a intenção é vender pela rede, uma ficha de cadastro é necessária. Mas registrar dados de visitantes pode também ser uma ferramenta interessante para fazer um banco de dados e, posteriormente, utilizá-lo em estratégias de divulgação.
40.  Divulgue clientes satisfeitos
É sempre saudável apresentar casos de sucesso. Depoimentos de clientes antigos sempre servem de indicação para futuros interessados.
41.  Brinque com vários domínios
Uma boa alternativa para impulsionar os acessos do seu site é a criação de páginas com funções específicas. Além do site institucional, a empresa pode brincar com páginas promocionais, com novos domínios. Hoje, o preço do registro de um domínio varia de R$ 5 a R$ 20.
42.  Dê uma twittada
Hoje é comum ouvir falar de empresas que já fecharam contratos por meio do Twitter, rede social para miniblogging. É importante linkar as pessoas seguidoras do Twitter para o blog ou site da empresa.
43.  Compre links patrocinados
É possível fazer divulgação da empresa na internet com links patrocinados do Google. Os custos variam e dificilmente ultrapassam R$ 10 por clique.
44.  Repita as palavras que interessam
Para aparecer entre os primeiros resultados da busca orgânica do Google, a escolha das palavras dos textos é fundamental. Apesar de ser tentadora a oportunidade de aparecer entre os primeiros, a qualidade do texto não deve ser deixada em segundo plano.
45.  Tenha estrutura
Quando se gerencia mais de um site, talvez seja necessário contratar uma pessoa que administre um deles, para que o site seja profissional, sem nenhum traço de amadorismo.
46.  Estabeleça uma plataforma de venda
Para ter um site de vendas, a empresa pode optar por criar ou alugar uma plataforma.
47.  Divida o site em três máquinas
Se o seu objetivo é ter um site de vendas, o indicado é ter três máquinas para hospedar a sua página. Uma delas será utilizada como banco de dados para gravar as informações; a segunda será utilizada para rodar o programa de e-commerce; e a terceira ficará com o servidor de páginas. Esta é a melhor forma para ampliar a segurança do seu site.
48.  Adote o padrão W3C
Na hora de escolher uma agência para desenvolver seu site, certifique-se de que a empresa trabalha com código validado pelo órgão internacional W3C, que regulamenta e padroniza os códigos. Assim, seu site funcionará em todos os navegadores disponíveis.
49.  Atualize o sistema
É muito importante trabalhar sempre com as últimas versões dos sistemas operacionais e dos aplicativos. Uma hora fora do ar pode representar diversos clientes a menos.
50.  Contrate um bom firewall
Para melhorar a segurança do seu site, é indispensável ter um bom sistema de firewall. Os valores variam e necessitam de atualizações diárias.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Comentários