Responda rápido, quando foi que você ganhou um presente sem ser em dias comemorativos? Se demorou para responder significa que faz muito tempo!
Isso confirma que todos nós gostamos de ganhar um presente ou mesmo um brinde.
No mercado coorporativo o uso de brindes é comum em empresas que reconhecem o papel de um cliente na organização, no entanto, somente dar um brinde não significa que seu cliente estará fidelizado. Para isso, exige-se estratégias para obter sucesso na distribuição dos seus brindes.
Observe cinco dicas para utilizar os brindes em sua empresa:
1) Saiba a diferença entre brindes diretos e indiretos
a. Brindes diretos: são aqueles que possuem a marca da empresa (logotipo). Por exemplo: caneta, caderno, pendrives, lápis entre outros. Importante: o cliente gosta de receber um brinde desses, porém, ele tem consciência de que outros clientes receberão também. Então o grau de fidelização é médio. E tal brinde não funciona com clientes grandes ou profissionais com cargos de diretoria. Na realidade, tais profissionais agradecem o presente, porém distribuem para outros colaboradores na empresa.
b. Brindes indiretos: são aqueles que são personalizados e não vão com a marca da empresa, por exemplo: show musical, ingresso para formula 1, ingresso para um jogo da seleção brasileira, um DVD, um livro e até mesmo algo mais sofisticado como uma cesta de importados, chocolates suíços entre outros. O cliente quando recebe tais brindes, enxerga como um presente de um amigo, algo individualizado, ou seja o grau de fidelização é alto.
2) Defina que tipo de brinde sua empresa fará
a. O ideal é você ter 3 tipos de brindes em sua empresa: a) Indiretos para clientes especiais, b) Diretos para a base de clientes intermediários e c) Brindes mais simples para clientes inativos ou futuros clientes.
3) Saiba quem receberá o brinde
a. De acordo com o item 2, defina qual público você espera que receba o brinde e analise se eles irão gostar de receber um brinde assim. É melhor investir um pouco mais em um brinde do que fazer um brinde “barato” que irá sujar a imagem de sua empresa.
4) Pense nos colaboradores da empresa
a. Não esqueça de agradar o cliente interno, seus colaboradores. Antes mesmo de seus clientes receberem os brindes, dê para cada um de seus colaboradores. Observe: TODOS, desde a faxineira à secretária da diretoria, todos devem ter os brindes da empresa.
5) Não seja mesquinho e nem mão aberta
a. Os brindes devem ser usados, mas também controlados. Faça relatórios de controle e cobre resultados dos mesmos.
Case de sucesso:
Um cliente começou a utilizar uma forma inteligente de fidelizar seus clientes. Ao invés de fornecer descontos por compras de produtos, ele fornece brindes personalizados. Para cada 10 caixas do produto ele encaminha uma caixa de bombom Ferrero Rocher e um livro do professor Isaac (SuperMotivado volume 2) autografado.
O resultado foi incrível, seus clientes ligam e agradecem pelos presentes.
Se você também desejar usar os meus livros como forma de fidelizar clientes, entre em contato comigo no telefone (11) 3756-2250 que podemos fazer um pacote especial.
Com essas cinco dicas de como utilizar os brindes de sua empresa vocês poderão aumentar o grau de fidelização de seus clientes. No entanto, há mais maneiras de fidelizar seus clientes.
Se desejar saber quais, envie-me uma mensagem.
Sucesso!
Tipos de Brindes Diretos mais comuns:
ResponderExcluirCaneta, Lápis, Calendário, régua, padmouse, mouse entre outros.
Porém o que vejo que está na moda com muito sucesso é: Pendrive e Cadernos.
Tipos de Brindes Indiretos, conhecidos como presentes:
Cesta de vinhos, ingressos, camisa de time, gravatas, tablets, bolsa, mochilas, livros entre outros.
Porém o que vejo que está na moda com muito sucesso é: Show, Teatro, Eventos Esportivos
e Livros.