Querendo abrir o seu próprio negócio? Veja as dicas para ser um empreendedor. (Prof.º Isaac Martins)
Montar uma empresa não é fácil. Infelizmente no Brasil você possui alguns sócios que ganham mais do que você. Talvez você ache que estou falando do empreendedor que está ao seu lado no negócio, mas não. Seu sócio é o Governo e em alguns segmentos as operadoras de cartões de crédito. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca.
Por isso, somos os LOUCOPREENDEDORES, veja se você possui essas qualidades e venha para o nosso time:
Dez dicas para começar um bom negócio e levá-lo em frente:
1) Vá atrás do que quer – Estabeleça uma meta clara para a empresa desde o início, não importa se pessoas próximas de você te ache um doido, isso é bom sinal. Avaliar o formato e o tamanho. Acredite em sua ideia e saiba vendê-la.
2) Encontre um nicho – Observe os produtos e empresas ao seu redor e pense como você poderia fazer melhor. Pergunte-se constantemente que soluções estão faltando para problemas e lacunas do mercado em que você atua. Tente saber também por que outros não fizeram a sua ideia.
3) Mantenha o foco –Em vez de tentar implantar diversas ideias ao mesmo tempo, mantenha os pés no chão e direcione energia a projetos simples e com maior potencial.
4) Evite excesso de apego – Tenha sempre em mente a possibilidade de fazer ajustes e até de mudar de ideia. Mantenha-se aberto para dividir o controle da empresa com sócios e investidores em algum momento.
5) Lidere com inspiração – Liderança é um conceito que vai além da gestão básica de pessoas e processos. Procure trabalhar com pessoas habilidades complementares às suas. Utilize a liderança positiva. Para saber mais, envie-nos uma mensagem que encaminharemos mais detalhes.
6) Procure aperfeiçoamento – Conhecimento é combustível para boas ideias. Invista no seu desenvolvimento pessoal: viaje, acompanhe notícias, observe cases de sucesso e, sobretudo, procure cursos, especializações e workshops.
7) Tenha paciência – Ao contrário do que pode parecer, histórias de sucesso dificilmente acontecem do dia para a noite. Os primeiros bons resultados costumam levar anos até serem atingidos. Seja perseverante.
8) Cultive amizades – Ouça seus amigos e cultive relações. Relacionamento é o pulo do gato para os seus negócios e o empreendedor tem que saber se relacionar bem e entender as necessidades das pessoas.
9) Execute – Planejamento é fundamental, mas é necessário ter velocidade na hora de colocar em prática. E uma ideia não é realmente boa até que se torne realidade. Por isso, dê a mesma importância à pesquisa e à qualidade de execução.
10 ) Confie em seus instintos – Se você acredita mesmo numa ideia, já é um ótimo motivo para pôr a mão na massa, mas sempre se pergunte se não está deixando de lado o bom senso. O autoconhecimento é o melhor conselheiro na hora de avaliar os riscos a serem assumidos.
Para maiores detalhes, leia a PEGN edição 274
Siga-nos no Twitter: @isaacprofessor
Se você deseja mais matérias sobre empreendedorismo, acesse nossa Fan Page no Facebook www.facebook.com.br/institutoim
Comentários
Postar um comentário