CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: COMECE A OUVIR (Prof.º Isaac Martins)

As opções são:
·         Linha telefônica comum
·         Linha 0800
·         Prefixo 0300
·         E-mail fale conosco
·         Chat em ferramentas do tipo MSN
·         Webcall Center
·         Twitter
·         Facebook
·         Respostas armazenadas em bancos de dados
·         Balcão
Um erro comum cometido por muitos donos de pequenas e médias empresas é abrir uma porção de canais online apenas porque estão na moda – e depois não saber bem o que fazer com eles.
Com a palavra, o cliente
Os principais meios de falar com o seu consumidor
1.       E-mail
A mensagem do cliente deve ser recebida num e-mail específico para o serviço de atendimento.
Que cuidados tomar: As mensagens devem ser respondidas em até 2 horas.
2.       Bate-papo
Existem várias opções gratuitas no mercado.
Quando funciona bem: É muito prático em situações que o cliente tem pequenas dúvidas ou precisa de esclarecimentos rápidos.
Que cuidados tomar: Preparar algumas respostas-padrão aumenta a produtividade.
3.       Chat inteligente
O cliente digita a sua dúvida e um banco de dados procura a melhor resposta.
Quando funciona bem: Empresas que recebem muitas perguntas – e que se repetem com freqüência – podem reduzir custos com a contratação de um número menor de atendentes.
4.       Sac 2.0
A empresa tem seu perfil em redes sociais. Os clientes colocam ali suas dúvidas e sugestões.
Que cuidados tomar: A resposta nas redes sociais precisa ser ainda mais rápida do que nos outros meios.
As reclamações são públicas e a insatisfação se espalha como fogo.
5.       Telefone 0300
Por funcionar como uma única linha, o serviço permite atender clientes de todo país.
Quando funciona bem: O telefone costuma ser mais eficiente para a empresa e também para o consumidor.
6.       Presencial
Um funcionário é encarregado de receber clientes que resolvem ir até a empresa.
Quando funciona bem: Serve principalmente para produtos que demandam atendimento técnico ou que precisam ser demonstrados para usuários, como softwares.

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