Comece já esse mês com cinco providências para deixar sua empresa mais preparada.
Sobre o cenário não tão bom, muitos especialistas vêm alertando para a possibilidade de a economia brasileira avançar num ritmo mais lento do que em 2011. Segundo a maioria dos analistas, a perspectiva é de que tenhamos um aumento por volta de 3,7%.
Veja como algumas práticas de gestão podem reforçar os negócios de sua empresa contra sustos em 2012.
1. PREÇOS
Monitore bem de perto o que a concorrência está fazendo.
Uma sugestão: Definir quais produtos ou serviços do catálogo exigem marcação cerrada. Para chegar a eles, deve-se identificar os itens com maior peso nas vendas e os mais importantes para a rentabilidade do negócio – e submetê-los a uma peneira que deixe passar apenas aqueles em que a decisão de compra do consumidor esteja mais diretamente ligada ao preço baixo do que a outros fatores, como localização do ponto de venda e qualidade do atendimento.
Consulte sites como BuscaPé e Shopping UOL. Os preços dos principais concorrentes precisam ser checados com mais regularidade – a cada um ou dois dias, por exemplo – do que os de competidores secundários, que podem ser fiscalizados semanalmente.
2. RECURSOS HUMANOS
A escassez de profissionais qualificados continuará sendo um grande desafio para as pequenas e médias empresas em crescimento.
Para não perder seus melhores funcionários, é importante implantar um plano de carreira, de cargos e de salários.
Em alguns casos, será preciso contratar vários profissionais e por isso a busca por estes tem de ser constante e faz parte das atribuições do empreendedor. Fazer parcerias com universidades e escolas técnicas a fim de que elas indiquem alunos para estágios e processos de recrutamento. Redes sociais com foco profissional, como o LinkedIn, também ajudam. Manter em dia uma boa rede de relacionamentos é básico.
3. CAIXA
Faça uma reserva.
De acordo com o Banco Central, a inflação este ano, deve ser de 4,8%. Além de cortar custos e aumentar as vendas, é importante fazer uma reserva de lucro.
Os especialistas recomendam que esse dinheiro fique em aplicações de renda fixa com liquidez diária.
4. CUSTOS
Negocie com seus fornecedores.
Preste muita atenção na oscilação dos preços de suas matérias-primas.
O planejamento deve conter uma estimativa de compras para até dezembro de 2012. Os históricos de vendas dos anos 2009/2010/2011 podem servir como teto e piso das projeções. Após identificá-los, deve-se analisar o peso de cada um nos custos totais para saber quais os mais relevantes.
Assim, em vez de ter de tomar uma decisão em cima da hora, o empreendedor tem a possibilidade de cotar preços com outros fornecedores e se preparar para fazer uma contraproposta.
5. ESTOQUES
Acelere as vendas. Nada de deixar a mercadoria parada.
Estoques altos demais significam menos dinheiro em caixa. Não depender de empréstimos é uma questão de competitividade, sobretudo no Brasil.
Acompanhe a demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Uma ideia é ter na gaveta uma política de comissões variáveis que estimule a venda dos produtos mais rentáveis ou dos que podem encalhar.
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