Para entrar no mundo do varejo, muitos empresários começam do zero, procuram um ponto comercial para alugar ou comprar, contratam arquitetos e outros profissionais para fazer o projeto da loja, buscam as novidades em produtos, marketing, automação, enfim, tudo o que é preciso para montar uma loja bonita, atual e, sobretudo, rentável. Mas há aqueles que resolvem pular esta etapa e investir em uma loja que já possui ponto e clientela próprios, com suas atividades em pleno andamento.
Uma escolha sem planejamento pode fazer um grande sonho virar pesadelo. Há uma série de análises para se fazer uma avaliação correta. De modo bastante simplificado pode-se dizer que há cinco grandes grupos de assuntos que a análise deve ser feita:
1. Examinar o mercado consumidor, o movimento e tipo de clientes, tudo que se refere ao aspecto comercial
2. Analisar a parte financeira e patrimonial (faturamento x despesas, ativo x passivo) por meio de levantamento de documentos
3. Estudar a situação estratégica e operacional
4. Estimar o valor do empreendimento por cálculos específicos
5. Verificar a situação legal, fiscal, tributária da empresa em órgãos públicos
Há mais a fazer, há ‘segredos’ a serem desvendados e é preciso saber como descobri-los. Faça uma análise bem detalhada. Avalie bairros residenciais antigos, onde predominam moradores de idade madura, e bairros novos, em renovação, os edifícios recém-construídos que são habitados por famílias jovens, filhos pequenos, então a loja deve se situar perto desses potenciais consumidores.
PAPELADA BUROCRÁTICA
A contabilidade da empresa é uma ótima fonte de informações para conhecer o empreendimento.
Acompanhar pessoalmente o movimento financeiro e comercial do empreendimento por determinado período também é uma ótima sugestão. E não se esqueça de observar se “está tudo em ordem” ou “há pendências” nos órgãos públicos.
COMPRA SEM ERROS
A compra de um negócio deve-se ter um raciocínio eminentemente analítico, lógico, reflexivo, postura semelhante a de um médico ao verificar uma série de exames clínicos do paciente para seu diagnóstico.
A PREÇO DE BANANA
Muitas lojas prestes a quebrar são colocadas à venda a um preço abaixo do mercado. Verifique se a compra será vantajosa se a causa dos problemas atuais for decorrente de má gestão e/ou despreparo do dono do negócio, mas se for má conseqüência do mercado desfavorável, não há muita margem de manobras para reverter a situação. Deve-se diagnosticar com exatidão essas duas possibilidades.
Dica: Leia o livro - Como saber se um negócio é bom – Paulo Strelczuk.
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