COMO FAZER COBRANÇAS SEM TER PROBLEMAS (Prof.º Isaac Martins)

Pressionar os funcionários para aumentar a produtividade é assédio moral ou cobrança legítima? Recentemente, a Justiça do Trabalho negou um pedido de indenização para uma ex-funcionária que acionou seu antigo empregador por ter recebido e-mails, que na visão dela, configuravam assédio moral. Um deles continha expressões como “nossa produção está baixíssima”. “É muito comum empregados interpretarem advertências normais por resultados do trabalho como uma humilhação”, diz o advogado trabalhista Geraldo Baraldi. O que conta, em qualquer caso, é a forma com que os superiores se dirigem aos subordinados – se com respeito ou de forma ultrajante.
Veja, abaixo, alguns exemplos:
Os dois lados da bronca
Exemplos de frases que a Justiça pode interpretar como assédio moral. Como dizer a mesma coisa com menos riscos de ser processado:


Não se deve dizer
Pode-se dizer



Atrasos
Seus atrasos são cada vez  mais freqüentes. Se não quer o seu emprego, fique sabendo que nosso RH está cheio de candidatos
Seus atrasos são cada vez mais freqüentes. Nesta empresa há regras a seguir, e uma delas é chegar no horário.



Produtividade
Você está demorando demais para entregar isso. Até uma tartaruga terminaria esse relatório mais rapidamente.
Você está demorando demais para entregar isso. Pare de perder tempo e termine logo esse relatório.



Metas
Vocês não estão cumprindo as metas. Quem não melhorar vai se arrepender e sofrerá penalidades que ainda vou definir.
Vocês não estão cumprindo as metas. É preciso que cada um se esforce mais para melhorar o desempenho.

                                                                            Fonte: Demarest e Almeida Advogados

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