APRENDA COM O FUTEBOL (Prof. Isaac Martins)


No ano um clube de futebol disputa aproximadamente quatro campeonatos onde apenas quatro serão campeões. Apesar dos esforços de cada clube em busca dos títulos a única certeza é que, com o título ou não, as despesas existem e precisam ser pagas.
Nós profissionais de vendas vivemos a mesma situação, sabemos que apenas um vai conquistar o pedido do cliente, porém no final do mês, seja o campeão ou não, as despesas existem. Então, vamos aprender com os clubes!
No início do mês de Maio foi divulgado o ranking dos clubes de futebol brasileiros que mais faturaram no ano de 2011.
1.       Corinthians
2.       São Paulo
3.       Internacional
4.       Santos
5.       Flamengo
Observe o que nós vendedores podemos aprender desses exemplos.  
1.       Clientes paladinos; um cliente paladino é aquele que defende a empresa e para obter isso são necessários clientes leais. Quem faz isso com seus torcedores é o Internacional de Porto Alegre, mesmo não tendo a maior torcida do Brasil eles possuem o melhor sistema de sócio torcedor do Brasil que pagam mensalmente apenas para ajudar e ter privilégio de torcer ao time.
Aplicação para nós: Mesmo não sendo uma empresa grande, precisamos ter clientes leais, aqueles que valorizam o valor ao invés do preço. Para obter isso precisamos respeitar nosso cliente, fornecer dicas, ajuda-lo a economizar, diminuir o estoque, obter lucro e aumentar a produtividade. 
1.         Venda para vários clientes; O Corinthians descobriu que no mercado atual precisamos atender diversos tipos de clientes, mesmo que isso signifique mudar o foco. Pensando nisso, o clube começou a extrair o máximo do espaço de sua camisa. Se o patrocinador tem verba para 30 milhões ele tem um espaço vip, mas se tiver 1milhão ele também pode ter um espaço em algum lugar da camisa. Hoje mesmo concordando ou não a camisa do Corinthians mais parece um macacão de formula um. Errados ou não, eles estão faturando milhões.
Aplicação para nós: A classe média é uma realidade. Isso significa que mesmo que sua empresa trabalhe com produtos ou serviços para um público Top, precisamos atender os outros clientes que também querem comprar, mas não tem capacidade de pagar. Por isso muitas empresas criam um produto Premium e uma segunda marca para combate com preços mais populares.
1.       Aproveite o mix; O São Paulo percebeu que para aumentar a rentabilidade é necessário trabalhar com o mix. Já não é de hoje que o São Paulo em alguns meses fatura mais no aluguel do estádio do que com os ingressos. Além disso, o tricolor paulista é craque em criar alternativas para aumentar as vendas, são opções para todos os bolsos. O segredo é aumentar o mix de opções para os clientes.
Aplicação para nós: Foque no mix, se ficamos apenas com um produto ou serviço como carro chefe de nossas vendas corremos riscos, por isso para termos rentabilidade precisamos aumentar o nosso mix, com isso, poderemos vender mais para os nossos clientes!
1.       Pulverização; Ter lojas do clube não é novidade, mas o Flamengo tem pulverizado suas lojas em vários shoppings e também em outros estados. E o interessante é que esses pontos de vendas são dos mais diversos tamanhos, ou seja, o importante é ter presença mesmo que seja em um quiosque ou uma loja itinerante.
Aplicação para nós: Uma empresa precisa pulverizar, tendo lojas, escritórios e ações em diversos bairros, regiões, cidades e dependendo até países. O vendedor também deve pulverizar, ele precisa extrair o máximo de sua área de atuação. Por exemplo, na maioria das cidades temos a rua principal, onde encontramos lojas Tops, depois as ruas secundárias onde encontramos lojas que atingem outro público. O vendedor tem que identificar isso e aproveitar para pulverizar seu produto e serviço.
2.       Identifique os talentos; O clube que está fazendo isso de maneira muito eficaz é o Santos. Com um fenômeno no time, o Santos está aproveitamento a oportunidade para faturar com a imagem, com a paixão, com fãs e divulgação gratuita. O resultado tem sido aumento de torcedores, vendas de camisas, patrocinadores e títulos.
Aplicação para nós: Precisamos ter um produto talento, aquele que as empresas necessitam e querem. Para ter isso, precisamos de algo inovador, que vai suprir uma necessidade e que seja viável economicamente. Se você tem isso na sua mão aproveite as oportunidades.

Agora que você já sabe, aproveite as dicas de vendas e vá para cima, meu guerreiro!


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