Que tal explorar, vender em locais
que estão radiantes de oportunidades? Veja a lista do IBGE das 20 cidades com o
maior PIB per capita do Brasil em 2009:
1.
São
Francisco do Conde (BA)
2.
Porto
Real (RJ)
3.
Triunfo
(RS)
4.
Confins
(MG)
5.
Louveira
(SP)
6.
Jambeiro
(SP)
7.
Alto
Horizonte (GO)
8.
Campos
de Júlio (MT)
9.
Araçariguama
(SP)
10. Anchieta (ES)
11. Araporã (MG)
12. Alumínio (SP)
13. Araucária (PR)
14. Barueri (SP)
15. Santa Rita do Trivelato (MT)
16. Ipojuca (PE)
17. Paulínia (SP)
18. Quissamã (RJ)
19. Vinhedo (SP)
20. Guamaré (RN)
A Fundação Getúlio Vargas, apontou
Niterói como a cidade brasileira com maior concentração de pessoas da classe A.
São Caetano (SP) e Rio das Ostras (RJ) também aparecem como destaques na
pesquisa.
Se você quiser abrir seu próprio
negócio, aventure-se em Búzios (RJ). O prefeito venceu o prêmio Prefeito
Empreendedor do Sebrae, em 2011. O mesmo prêmio considerou Quissamã (RJ) e
Tupandi (RS) cidades de destaque na concessão de crédito e capitalização.
Mas como vender no interior? – Se você está interessado nesse mercado, o primeiro passo é
pesquisar. Nem toda cidade interiorana pode ser boa para seus negócios. Por
exemplo, muito se fala no crescimento e no potencial das regiões Norte e
Nordeste. Entretanto, em 2011, o interior de São Paulo foi a região com o maior
índice de aumento em venda de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene
graças a um ano de safras valorizadas, particularmente a da cana-de açúcar.
Cidades pequenas podem enfrentar
imprevistos. Uma quebra na safra de uma cidade agrícola tem efeito devastador.
A primeira lição para vender em uma cidade do interior é prestar
atenção permanentemente nas notícias e tendências.
A segunda lição: tenha em mente que você não vende da mesma maneira
no interior do que nas capitais. Por
exemplo, se você costuma atender um cliente a cada 15 dias nas capitais,
prepare-se para atendê-lo a cada dois meses nessa região – mas vender muito
mais a cada período.
Existem diversas outras
particularidades em cada local onde você for vender.
· Ponta
Grossa (PR): Münchenfest, a festa do chope escuro.
· Apucarana
(PR): capital nacional do boné.
· Rio
Preto (SP): produtos de Carnaval.
· Dois
Vizinhos (PR): capital nacional do frango.
· Ibitinga
(SP): capital nacional do bordado.
· Monte
Sião (MG): capital nacional do tricô.
· Gramado
(RS):comemorações de Natal.
· Guaratinguetá
(SP): peregrinação religiosa em honra a Frei Galvão.
Relacionamento – o grande segredo para vender em cidades pequenas é se conectar com todos,
ou seja, ter relacionamento com pessoas chaves. Muito mais do que nos grandes
centros, conhecer as pessoas certas, ter uma rede de contatos e amizades conta
muito. Você precisa enturmar-se primeiro, inscreva-se em associações, seja
voluntário, demonstre interesse nos problemas e na maneira de trabalhar do
empresariado local, apresente soluções. Você precisa mostrar que é alguém
confiável e que se interessa por aquela região. Quanto mais você se envolver,
mais facilmente venderá.
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