PEQUENAS CIDADES, GRANDES NEGÓCIOS (Prof.Isaac Martins)


Que tal explorar, vender em locais que estão radiantes de oportunidades? Veja a lista do IBGE das 20 cidades com o maior PIB per capita do Brasil em 2009:

1.      São Francisco do Conde (BA)
2.      Porto Real (RJ)
3.      Triunfo (RS)
4.      Confins (MG)
5.      Louveira (SP)
6.      Jambeiro (SP)
7.      Alto Horizonte (GO)
8.      Campos de Júlio (MT)
9.      Araçariguama (SP)
10.  Anchieta (ES)
11.  Araporã (MG)
12.  Alumínio (SP)
13.  Araucária (PR)
14.  Barueri (SP)
15.  Santa Rita do Trivelato (MT)
16.  Ipojuca (PE)
17.  Paulínia (SP)
18.  Quissamã (RJ)
19.  Vinhedo (SP)
20.  Guamaré (RN)

A Fundação Getúlio Vargas, apontou Niterói como a cidade brasileira com maior concentração de pessoas da classe A. São Caetano (SP) e Rio das Ostras (RJ) também aparecem como destaques na pesquisa.
Se você quiser abrir seu próprio negócio, aventure-se em Búzios (RJ). O prefeito venceu o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, em 2011. O mesmo prêmio considerou Quissamã (RJ) e Tupandi (RS) cidades de destaque na concessão de crédito e capitalização.
Mas como vender no interior? – Se você está interessado nesse mercado, o primeiro passo é pesquisar. Nem toda cidade interiorana pode ser boa para seus negócios. Por exemplo, muito se fala no crescimento e no potencial das regiões Norte e Nordeste. Entretanto, em 2011, o interior de São Paulo foi a região com o maior índice de aumento em venda de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene graças a um ano de safras valorizadas, particularmente a da cana-de açúcar.
Cidades pequenas podem enfrentar imprevistos. Uma quebra na safra de uma cidade agrícola tem efeito devastador.
A primeira lição para vender em uma cidade do interior é prestar atenção permanentemente nas notícias e tendências.
A segunda lição: tenha em mente que você não vende da mesma maneira no interior  do que nas capitais. Por exemplo, se você costuma atender um cliente a cada 15 dias nas capitais, prepare-se para atendê-lo a cada dois meses nessa região – mas vender muito mais a cada período.
Existem diversas outras particularidades em cada local onde você for vender.
· Ponta Grossa (PR): Münchenfest, a festa do chope escuro.
· Apucarana (PR): capital nacional do boné.
·  Rio Preto (SP): produtos de Carnaval.
·  Dois Vizinhos (PR): capital nacional do frango.
·  Ibitinga (SP): capital nacional do bordado.
·  Monte Sião (MG): capital nacional do tricô.
·  Gramado (RS):comemorações de Natal.
·  Guaratinguetá (SP): peregrinação religiosa em honra a Frei Galvão.
Relacionamento – o grande segredo para vender em cidades pequenas é se conectar com todos, ou seja, ter relacionamento com pessoas chaves. Muito mais do que nos grandes centros, conhecer as pessoas certas, ter uma rede de contatos e amizades conta muito. Você precisa enturmar-se primeiro, inscreva-se em associações, seja voluntário, demonstre interesse nos problemas e na maneira de trabalhar do empresariado local, apresente soluções. Você precisa mostrar que é alguém confiável e que se interessa por aquela região. Quanto mais você se envolver, mais facilmente venderá.

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