TESTE: VOCÊ SABE CONDUZIR BEM SUA CARREIRA? (Prof.º Isaac Martins)



Planejamento, foco e organização são a chave para construir uma carreira de sucesso na área que você escolheu.
Faça o teste e descubra se está sendo um bom personal trainer da sua vida profissional.

1.      Você começa um novo emprego. Sua tática é:
  a)      Envolver-se ao máximo, mesmo que isso signifique trabalhar horas extras.
  b)      Fazer o serviço da melhor forma, sem abrir mão de distrações, como postar no Twitter e no Facebook.
  c)      Aproximar-se dos colegas, para criar intimidade.
     2.     Como você cultiva sua rede de relacionamentos?
a)      Mantém contato com antigos colegas de trabalho, marca happy hours com a equipe e vai a eventos dentro da sua área de atuação.
b)      De vez em quando participa de eventos profissionais.
c)      Deixa que os contatos aconteçam naturalmente.
     3.      Você acha que merece um aumento. Como argumenta com seu chefe?
a)      Cita resultados concretos de sua atuação no trabalho.
b)      Explica quanto está sobrecarregado.
c)      Diz que não há nada mais justo, já que tudo aumentou, até suas despesas.
     4.      Numa reunião, seu superior expõe uma estratégia contrária à sua. Você:
a)      Exibe sua ideia e explica como ela pode contribuir nos resultados.
b)      Muda seu discurso para não mostrar que é contra a opinião do chefe.
c)      Fica calado, com medo de causar má impressão por discordar dele.
     5.      Você tem interesse em uma vaga em outra área da empresa. O que faz?
a)      Informa-se sobre a posição e conversa com o chefe sobre a intenção de migrar.
b)      Sonda com alguém do novo setor, mas teme que pensem que está insatisfeito.
c)      Se candidata sem falar com a chefia, afinal, seria um absurdo ela barrar o processo.
     6.      Seu superior pede algo que você não sabe fazer. Você:
a)      Admite que não domina a tarefa, mas se compromete a correr atrás.
b)      Aceita o serviço para não mostrar sua limitação, mas entra em desespero.
c)      Pede que o chefe repasse o trabalho para um colega.
      7.      Sua vida pessoal pede atenção, mas seu chefe não para de passar novas tarefas. Como resolve isso?
a)      Checa a possibilidade de dividir as pendências com a equipe até se reorganizar.
b)      Promete cumprir suas funções, mesmo achando que não dá conta.
c)      Chega um pouco mais tarde e sai um pouco mais cedo, pois a empresa deve entender que a vida não é só trabalho.
      8.      Toda semana alguém é demitido no seu setor. Você:
a)      Investe na sua qualificação indo a palestras e lendo.
b)      Lê matérias e artigos da sua área quando dá tempo.
c)      Não muda a rotina, pois já fica muito tempo no trabalho.


RESULTADO
Some seus pontos, sendo:
3 para cada resposta A, 2 para cada resposta B e 0 para cada resposta C

De 0 a 9: saia da turbulência
A falta de clareza para se colocar no trabalho pode pôr seu sucesso em perigo. Descubra o que de fato quer da carreira, defina uma estratégia e trabalhe para alcançar sua meta, com foco e maturidade.

De 10 a 18: acerte a rota
Você mescla atitudes certas com outras nem tanto, o que o desvia do sucesso. Para por a carreira no eixo, veja onde estão suas dificuldades. Aprenda a expor sua opinião de forma assertiva e ouvir o outro. Trace um plano profissional e faça dele a sua bússola.

De 19 a 24 pontos: prepare-se para decolar
O sucesso é uma questão de tempo, já que investir na carreira faz parte da sua realização pessoal. Expor ideias de forma objetiva, ter equilíbrio emocional e buscar atualização são pontos a seu favor.

Acesse: www.instituoim.com.br 

Revista Boa Forma 06/2012

Comentários