Há um ditado comercial que diz “o
olho do dono é que engorda a boiada”. De fato, quanto mais o empreendedor se
envolve em seu negócio maior as chances de resultado. No entanto, como fazer
isso quando uma empresa ou loja possui várias filiais? Copiando o exemplo das
franquias, segue algumas sugestões muito boas para lidar com uma filial ou loja
que está com dificuldade.
Nas redes de franquias, o programa de
recuperação de lojas em dificuldades têm se tornado comum e a grande sugestão é
agir cedo para evitar que a situação piore, aumentando as chances de
recuperação. O momento ideal de agir é quando o faturamento de uma loja fica
abaixo da média por três meses.
É nesse momento que filiais com
resultados abaixo da média precisam de acompanhamento intensivo, pois raramente
enfrentam problemas num único aspecto do negócio.
Para salvar sua filial siga um
programa que consiste em três etapas.
1)
Designe
dois profissionais (minha sugestão seria um gerente ou supervisor conhecedor do
negócio e um consultor comercial quer será mais assertivo nos detalhes). Eles devem
visitar as unidades com dificuldade periodicamente para avaliar se os funcionários
são atenciosos com os clientes, se o ambiente da loja está adequado (limpo,
organizado, estruturado, processos sendo efetuados entre outros) e se os gestores
da loja estão usando corretamente as ferramentas colocadas à disposição pela matriz,
como um software de gestão para auxiliar no controle das finanças da unidade,
as ações de marketing e aplicando os treinamentos elaborados.
2) Após
esse diagnóstico, tem início a segunda fase do tratamento. Casos mais simples
muitas vezes podem ser corrigidos imediatamente, com uma conversa para orientar
o gerente da loja filial e funcionários a deixar maus hábitos de lado e a
adotar o procedimento correto. Situações que começam a comprometer os
resultados exigem uma intervenção mais profunda, como acompanhamento diário por
até um mês.
3) A
terceira etapa do programa é o acompanhamento da unidade após o fim do
tratamento. Esse contato é importante para evitar recaídas nos velhos
problemas.
Não se esqueça de documentar tudo!
Registre através de e-mails todas as solicitações e apontamentos e faça um checklist para que as ações saiam do
papel e tornem-se efetivas.
Se você tem uma loja e está com
dificuldade, agende um bate papo comigo, vamos realizar uma parceria de
sucesso.
Acesse: www.institutoim.com.br
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