O QUE FAZER PARA SALVAR UMA FILIAL DE SUA EMPRESA? (Prof.º Isaac Martins)


Há um ditado comercial que diz “o olho do dono é que engorda a boiada”. De fato, quanto mais o empreendedor se envolve em seu negócio maior as chances de resultado. No entanto, como fazer isso quando uma empresa ou loja possui várias filiais? Copiando o exemplo das franquias, segue algumas sugestões muito boas para lidar com uma filial ou loja que está com dificuldade.
Nas redes de franquias, o programa de recuperação de lojas em dificuldades têm se tornado comum e a grande sugestão é agir cedo para evitar que a situação piore, aumentando as chances de recuperação. O momento ideal de agir é quando o faturamento de uma loja fica abaixo da média por três meses.
É nesse momento que filiais com resultados abaixo da média precisam de acompanhamento intensivo, pois raramente enfrentam problemas num único aspecto do negócio.
Para salvar sua filial siga um programa que consiste em três etapas. 
 1)      Designe dois profissionais (minha sugestão seria um gerente ou supervisor conhecedor do negócio e um consultor comercial quer será mais assertivo nos detalhes). Eles devem visitar as unidades com dificuldade periodicamente para avaliar se os funcionários são atenciosos com os clientes, se o ambiente da loja está adequado (limpo, organizado, estruturado, processos sendo efetuados entre outros) e se os gestores da loja estão usando corretamente as ferramentas colocadas à disposição pela matriz, como um software de gestão para auxiliar no controle das finanças da unidade, as ações de marketing e aplicando os treinamentos elaborados.

2)     Após esse diagnóstico, tem início a segunda fase do tratamento. Casos mais simples muitas vezes podem ser corrigidos imediatamente, com uma conversa para orientar o gerente da loja filial e funcionários a deixar maus hábitos de lado e a adotar o procedimento correto. Situações que começam a comprometer os resultados exigem uma intervenção mais profunda, como acompanhamento diário por até um mês.

3)  A terceira etapa do programa é o acompanhamento da unidade após o fim do tratamento. Esse contato é importante para evitar recaídas nos velhos problemas. 

Não se esqueça de documentar tudo! Registre através de e-mails todas as solicitações e apontamentos e faça um checklist para que as ações saiam do papel e tornem-se efetivas.
Se você tem uma loja e está com dificuldade, agende um bate papo comigo, vamos realizar uma parceria de sucesso.




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