TODA EMPRESA PRECISA: Aumentar o lucro, Reduzir os custos e Aumentar a produtividade. (Prof.º Isaac Martins)


Todo empreendedor no Brasil é um guerreiro, enquanto os custos operacionais e fixos aumentam de maneira assustadora, nós não conseguimos repassar essas porcentagens para os nossos clientes.
Então o que precisamos fazer? Aumentar o lucro, reduzir os custos e Aumentar a produtividade.
Vou abordar nesse artigo como iniciar um corte nos custos sem perder a motivação da equipe, causar danos a imagem da organização e perda de qualidade.
    1.      ATAQUE ÁREAS MAIS CRÍTICAS – Em vez de determinar um corte-padrão, é melhor começar pelos setores onde a economia pode liberar dinheiro imediatamente.

Um exemplo foi a Positivo Informática, a empresa mudou a gestão de seu estoque conseguiu reduzi-lo de 600 milhões de reais para 450 milhões em equipamentos – dinheiro investido na expansão da empresa.

     2.      OUVIR OS FUNCIONÁRIOS – Geralmente as fontes de desperdício diário são invisíveis para os executivos do alto escalão. Crie um comitê para ouvir os colaboradores

Foi o que fez a Albras que criou neste ano um programa de sugestões para redução de custos que recebeu 1.200 ideias. A economia pode chegar a 79 milhões de reais em um ano.

     3.      PREVER A REDUÇÃO NO LONGO PRAZO – No anseio de reduzir os custos imediatamente, algumas empresas perderam a chance de planejar economias ainda maiores no futuro. Isso significa que a empresa deve investir em tecnologia para conseguir essa redução no longo prazo.

Na Petrobras as licitações para tecnologia passaram a considerar o preço projetado para a vida útil dos equipamentos – que inclui fatores como consumo de energia.

 4.      DEFINIR UM INTERVALO DE TOLERÂNCIA – Mesmo longe das crises é importante saber identificar quando os custos saem do controle – e agir rapidamente
A Construtora Direcional criou uma área para monitorar as despesas das obras. A auditoria diminuiu os acréscimos no orçamento de 8% para 4%

Não é fácil cortar os CUSTOS
Pesquisa da consultoria BainEtCompany revela que a maioria dos programas de redução não dá certo
40%à das empresas que estipulam cortes de 10% não conseguem sustentá-los após três anos
60%à das empresas que estipulam cortes de 20% não conseguem sustentá-los após três anos.
E o principal motivo é a falta de visão de longo prazo
60%à dos entrevistados não acreditam que a economia vai ser mantida nos próximos anos.


www.isaacmartins.com.br e veja mais sobre o trabalho de consultoria que o Prof.º Isaac Martins desenvolve.


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