TODA EMPRESA PRECISA: Aumentar o lucro, Reduzir os custos e Aumentar a produtividade. (Prof.º Isaac Martins)
Todo empreendedor no Brasil é um guerreiro, enquanto os
custos operacionais e fixos aumentam de maneira assustadora, nós não
conseguimos repassar essas porcentagens para os nossos clientes.
Então o que precisamos fazer? Aumentar o lucro, reduzir os
custos e Aumentar a produtividade.
Vou abordar nesse artigo como iniciar um corte nos custos sem
perder a motivação da equipe, causar danos a imagem da organização e perda de
qualidade.
1.
ATAQUE
ÁREAS MAIS CRÍTICAS – Em vez de determinar um corte-padrão, é melhor começar
pelos setores onde a economia pode liberar dinheiro imediatamente.
Um exemplo
foi a Positivo Informática, a empresa mudou a gestão de seu estoque
conseguiu reduzi-lo de 600 milhões de reais para 450 milhões em equipamentos –
dinheiro investido na expansão da empresa.
2.
OUVIR OS
FUNCIONÁRIOS – Geralmente as fontes de desperdício diário são
invisíveis para os executivos do alto escalão. Crie um comitê para ouvir os colaboradores
Foi o que
fez a Albras que criou neste ano um programa de sugestões para
redução de custos que recebeu 1.200 ideias. A economia pode chegar a 79 milhões
de reais em um ano.
3.
PREVER A
REDUÇÃO NO LONGO PRAZO – No anseio de reduzir os custos imediatamente, algumas
empresas perderam a chance de planejar economias ainda maiores no futuro. Isso
significa que a empresa deve investir em tecnologia para conseguir essa redução
no longo prazo.
Na Petrobras as
licitações para tecnologia passaram a considerar o preço projetado para a vida
útil dos equipamentos – que inclui fatores como consumo de energia.
4.
DEFINIR UM
INTERVALO DE TOLERÂNCIA – Mesmo longe das crises é importante saber identificar
quando os custos saem do controle – e agir rapidamente
A
Construtora Direcional criou uma área para monitorar as despesas das
obras. A auditoria diminuiu os acréscimos no orçamento de 8% para 4%
Não é fácil
cortar os CUSTOS
Pesquisa da consultoria BainEtCompany revela que a maioria
dos programas de redução não dá certo
40%à das empresas que estipulam
cortes de 10% não conseguem
sustentá-los após três anos
60%à das empresas que estipulam
cortes de 20% não conseguem
sustentá-los após três anos.
E o principal motivo é a falta de visão de longo prazo
60%à dos entrevistados não
acreditam que a economia vai ser mantida nos próximos anos.
www.isaacmartins.com.br e veja mais sobre o trabalho de consultoria que o Prof.º Isaac Martins desenvolve.
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