COMO IMPULSIONAR A PRODUTIVIDADE NO BRASIL! (Prof.º Isaac Martins)


Toda a empresa busca três coisas:
     1)      Aumentar seus lucros
     2)      Reduzir os custos e
     3)      Aumentar a produtividade
Aumentar a produtividade: é ai que mora o perigo, segundo estudos um trabalhador brasileiro gera perto de 22.000 dólares por ano de riqueza. O americano, cerca de 100.000 dólares. São necessários cinco brasileiros para produzir a mesma riqueza que um americano.
Por que ocorre isso? Os Estados Unidos investem seis vezes mais do que o Brasil. Isso não quer dizer, porém, que os brasileiros trabalhem pouco. Ao contrário, dedicamos mais horas ao trabalho do que a população da maioria dos países ricos.
Os alemães enfrentam jornadas de, em média, 38 horas de trabalho semanal – ante 44 horas dos brasileiros – e desfrutam de 40 dias úteis de férias por ano, o que os coloca entre os recordistas europeus em folgas. A questão está na qualidade do trabalho, e não na quantidade.
O problema está na qualificação do profissional, desde a básica, comportamental, técnica e específica. Os brasileiros têm, em média, 7,5 anos de escolaridade – ante 12 anos dos americanos. Aqui, apenas 11% da população tem diploma universitário – quase a mesma proporção de 30 anos atrás. E pior: só 35% dos alunos do ensino médio são plenamente alfabetizados – ou seja, têm condições de entender plenamente o manual.
Outro problema é a falta de capacidade de inovação. Em 2010, o Brasil registrou 22.681 pedidos de patentes – os Estados Unidos, quase meio milhão. Tudo isso explica a dificuldade das empresas brasileiras para atuar num ambiente cada vez mais tecnologicamente competitivo.
Um estudo inédito da consultoria Boston Consulting Group mostra que mais de 70% do crescimento brasileiro na última década foi resultado justamente da incorporação de mão de obra ao mercado de trabalho.
Daqui para frente, o ritmo de crescimento econômico no Brasil vai ser ditado pelo que ocorrer na produtividade.
A construção civil é um dos setores que ainda apresentam baixa mecanização. Usar tijolo e argamassa para assentar paredes é um método fora de uso em países desenvolvidos. Enquanto no Brasil dois funcionários constroem 17 metros quadrados por dia no sistema de alvenaria, nos Estados Unidos uma dupla de operários levanta 40 a 50 metros quadrados por dia com material pré-moldado. Se aqui um empreendimento com duas torres de 35 andares exige até 1.500 trabalhadores e leva 42 meses para ficar pronto, os americanos erguem uma obra dessa magnitude em 30 meses e com metade dos funcionários.

Quer uma dica para aumentar a produtividade de sua equipe? Programe a Academia de Líderes, um programa de treinamento destinado aos gestores da empresa. São 48 horas de treinamento, muitas dinâmicas e simulações que levam os participantes a reflexões sobre o comportamento do dia a dia. Ligue (11) 3756-2250 ou acesse www.institutoim.com.br

Comentários