Para conseguir uma
equipe de alto desempenho, comece a contratar bem! É um erro considerar
somente as competências técnicas e o currículo do candidato na hora da
contratação. Habilidade para trabalhar em grupo e bom astral também são
importantes – essenciais se a posição requer liderança. Na entrevista, algumas
posturas do entrevistador colaboram para que a pessoa fique à vontade e revele
mais sobre si mesma. Ouvir mais do que falar, por exemplo, dá mais espaço para
o candidato se expor. Deve-se evitar fazer perguntas genéricas, com respostas
fáceis de ser adivinhadas – a tendência é o candidato responder aquilo que ele
acha que o interlocutor quer ouvir, em vez de revelar sua opinião.
COMO FAZER –O
recrutador deve fugir de perguntas cujas respostas sejam sim ou não, como:
“Você gostava de trabalhar na sua empresa anterior?” Ele deve pedir informações
objetivas, como: “Conte-me como é um dia ideal de trabalho para você” ou “Fale
sobre uma equipe com a qual você teve sintonia”. Algumas empresas usam mais de
um entrevistador ou fazem a entrevista em duas etapas, com recrutadores
diferentes. O objetivo é diminuir a chance de que o candidato seja descartado
apenas porque o entrevistador não foi com a cara dele – ou o contrário, que é
quando a empatia é tanta que o entrevistador deixa as competências técnicas em
segundo plano.
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