COMO EXTRAIR O MÁXIMO DE SUA EQUIPE (CONTRATAÇÃO) - Prof.º Isaac Martins


Para conseguir uma equipe de alto desempenho, comece a contratar bem! É um erro considerar somente as competências técnicas e o currículo do candidato na hora da contratação. Habilidade para trabalhar em grupo e bom astral também são importantes – essenciais se a posição requer liderança. Na entrevista, algumas posturas do entrevistador colaboram para que a pessoa fique à vontade e revele mais sobre si mesma. Ouvir mais do que falar, por exemplo, dá mais espaço para o candidato se expor. Deve-se evitar fazer perguntas genéricas, com respostas fáceis de ser adivinhadas – a tendência é o candidato responder aquilo que ele acha que o interlocutor quer ouvir, em vez de revelar sua opinião.
COMO FAZER –O recrutador deve fugir de perguntas cujas respostas sejam sim ou não, como: “Você gostava de trabalhar na sua empresa anterior?” Ele deve pedir informações objetivas, como: “Conte-me como é um dia ideal de trabalho para você” ou “Fale sobre uma equipe com a qual você teve sintonia”. Algumas empresas usam mais de um entrevistador ou fazem a entrevista em duas etapas, com recrutadores diferentes. O objetivo é diminuir a chance de que o candidato seja descartado apenas porque o entrevistador não foi com a cara dele – ou o contrário, que é quando a empatia é tanta que o entrevistador deixa as competências técnicas em segundo plano.

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