O filho vai mal na escola. O marido perdeu o emprego. A mãe
está muito doente. Não é fácil alguém ser produtivo se estiver com sérios
problemas pessoais. Muitos empreendedores têm tido bons resultados ao
demonstrar disposição para ouvir os funcionários sobre assuntos que vão além de
planos de carreira e sugestões de melhorias. Dar liberdade ao funcionário para
que ele se sinta à vontade de se dirigir ao dono do negócio ou à equipe de RH e
expor suas aflições permite à empresa achar um jeito de ajudá-lo. Conceder um
período de folga para que o pai vá até a escola ou uma licença sem remuneração
para quem está com a mãe no hospital é mais vantajoso do que o funcionário
pedir demissão.
COMO FAZER –As
conversas devem acontecer entre dono e funcionário numa sala de reuniões, num
restaurante ou num local reservado – o importante é que os outros funcionários
não ouçam. A equipe de RH também pode ficar com essa atribuição. Alguns
empreendedores gostam de determinar com que freqüência cada funcionário pode
agendar sua reunião. Como regra geral, 20 minutos bastam – é importante que o
dono da empresa não faça o papel de analista.
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