Um líder antes de tudo tem que ser humano! (Prof.º Isaac Martins)


O filho vai mal na escola. O marido perdeu o emprego. A mãe está muito doente. Não é fácil alguém ser produtivo se estiver com sérios problemas pessoais. Muitos empreendedores têm tido bons resultados ao demonstrar disposição para ouvir os funcionários sobre assuntos que vão além de planos de carreira e sugestões de melhorias. Dar liberdade ao funcionário para que ele se sinta à vontade de se dirigir ao dono do negócio ou à equipe de RH e expor suas aflições permite à empresa achar um jeito de ajudá-lo. Conceder um período de folga para que o pai vá até a escola ou uma licença sem remuneração para quem está com a mãe no hospital é mais vantajoso do que o funcionário pedir demissão.

COMO FAZER –As conversas devem acontecer entre dono e funcionário numa sala de reuniões, num restaurante ou num local reservado – o importante é que os outros funcionários não ouçam. A equipe de RH também pode ficar com essa atribuição. Alguns empreendedores gostam de determinar com que freqüência cada funcionário pode agendar sua reunião. Como regra geral, 20 minutos bastam – é importante que o dono da empresa não faça o papel de analista.

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