Uma das primeiras empresas que
ministrei treinamento foi a New Harmony Cosmésticos. É muito provável
que você já tenha usado um de seus produtos, o carro chefe era o chamado
dotorzinho, um produto maravilhoso que não tinha apenas clientes e sim fãs.
Foi nessa época que conheci o
mercado poderoso de cosmético. O setor cresceu seis vezes em 15 anos (incluindo
o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) e o Brasil está perto de se
tornar o segundo maior do mundo.
Faturamento no mercado brasileiro
(em bilhões de reais) – Associação Brasileira de Cosméticos:
1997 à 5,5
2002 à 9,7
2007 à 19,6
2012 à 34,4
Produtos com maior crescimento de
vendas ao ano
1. Maquiagem
para a face à
25%
2. Maquiagem
para os olhos à
19%
3. Sabonete
à 16%
4. Desodorante
à 14%
5. Perfumes
à 14%
1. Estados
Unidos – faturamento do setor (em bilhões de dólares) à 63 – Crescimento anual à 3,9%
2. Japão
– faturamento do setor à
47 – crescimento anual à
9%
3. Brasil
– faturamento do setor à
43 – crescimento anual à
18,9%
4. China
– faturamento do setor à
27 – crescimento anual à
16%
5. Alemanha
– faturamento do setor à
19 – crescimento anual à
9,5%
Qual é o segredo para ganhar
dinheiro com a venda de cosméticos?
Primeiro: a empresa precisa ter
um foco bem definido, por exemplo, se irá vender porta a porta, venda por
catalogo, venda pela internet, venda no varejo entre outros.
Segundo: não vender cosmético, mas sim o tratamento.
Com isso, fugirá da briga de preço e prestará um serviço de qualidade.
Terceiro: relacionamento. O cosmético
cresceu por que há milhares de vendedores vendendo para sua rede derelacionamento, então antes de ensinar a equipe de força de vendas a vender
deve-se fazer um trabalho forte para desenvolver o relacionamento.
Quarto: reuniões. Há dois tipos
de reuniões bem eficazes, a primeira é a demonstração do produto na casa de
amigos, uma espécie de seção de beleza e a outra é a reunião mensal da empresa
para motivar, treinar e ensinar novas técnicas.
Quinto: plano de carreira. Para
conquistar a equipe de vendas existe a necessidade de ter um plano de carreira,
pois isso motivará os vendedores a vender ainda mais.
Sexto: produto de qualidade,
inovação, eficácia e muita novidade é o segredo para vender muito!
Quer mais dicas?
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