Ter um negócio que depende de
época do ano tem dois lados.O primeiro é que é muito bom, é o momento onde o
cliente compra; basta ter um produto com ótima qualidade, colocar o preço que
os clientes compram. Quem é favorecido com isso são os quiosques das praias,
sorveterias, produtos natalinos entre outros. No entanto, o outro lado é
sombrio, pois é o momento onde a equipe comercial precisa vender! Nesse momento
vender torna-se um grande desafio, por isso a dependência de um período
específico do ano pode simplesmente comprometer a saúde financeira e a consequente
sobrevivência de pequenos negócios.
Quais são as saídas?
Primeiro, ter um plano B.Uma
empresa que trabalha com sorvete pode aproveitar os momentos frios para
explorar outros mercados para evitar depender somente do verão. Perto de minha
casa há um lojista que possui uma loja sazonal, ele na época do natal só vende
os artigos correspondentes, terminou o natal ele começa a trabalhar com o
carnaval, encerrado o carnaval vai para a pascoa e assim vai até chegar no
natal novamente, tem feito isso há a anos ele tem feito isso com muito sucesso.
Então a sugestão é:
1. Procure
um plano B;
2. Use
a criatividade (o cliente que compra de você na alta temporada o que compra na
baixa?) pesquise o comportamento de seus clientes e vão surgir ótimas ideias.
3. Amplie
os pontos de venda no País.O Brasil é tão maravilhoso que você pode conquistar
clientes em outra região e diminuir a sazonalidade.
4. Pense
em exportar; vá a uma câmera de comércio e avalie essa possibilidade.
5. Buscar
alternativas para ajustar a venda do produto.
6. Se
não conseguir nenhuma dessas alternativas dê férias coletivas para sua equipe e
invista em treinamento para conseguir algumas das 5 sugestões no futuro.
Comente e compartilhe esse
artigo.
Até o próximo texto!
Comentários
Postar um comentário