O
Perfil do vendedor mudo!
Saudosos
anos que ainda tínhamos que escrever o pedido de talão, apresentar as pastas
com os folhetos nos saquinhos de plásticos e enviar um fax com aprovação das
vendas.
Agora
a tecnologia entrou de vez em nossas vidas!
São
tantas as mudanças que no momento em que você lê esse artigo, ele já estará
desatualizado!
Por
isso, como nós vendedores podemos transformar a tecnologia em nossa aliada?
Vou
dividir as dicas em quatro partes, são elas: celular, tabletes, internet e
e-mails.
1. Celular
Use
seu celular não apenas para fazer e receber ligações de clientes.
Envie
mensagens via SMS para seus clientes com promoções, dicas, frases
motivacionais, envio do pedido, relacionamento e datas comemorativas.
Dica: Só envie SMS para quem você já
possui relacionamento.
Caso
você queira um sistema de envio automaticamente de sms indico o E-goi.http://goo.gl/c7KQl
2. Tabletes
Em
uma reunião de apresentação do seu produto, você ainda utiliza o notebook? Se
sim, já está na hora de você aposentá-lo, agora tudo é no tablet.
Observe
as vantagens:
·
Passa
a imagem para o cliente que você é atualizado e a seriedade da empresa;
·
Mais
fácil de usar e de transportá-lo (Não pesa e nem trava);
·
Você
consegue ter acesso à outros aplicativos.
Uso
o Ipad em minhas reuniões e utilizo o aplicativo Ibooks onde
tenho todos os conteúdos de meus cursos, formas de consultorias e a
apresentação de minha empresa em PDF.
Agora
para nós vendedores o melhor aplicativo é o Evernote, onde você pode
digitar os pontos chaves, acrescentar uma foto no conteúdo e principalmente
gravar a reunião, para você não perder nada!
Depois
disso o que você está esperando para comprar ou usar o tablet?
DICA:
Escolha tablets de primeira qualidade. SansumgGalaxy ou um Ipad, pois vale o
investimento.
3. Internet
3.1
- Google
O
Google possui tantas ferramentas que a cada momento me surpreendo, vão
desde qual a tendência de hábito dos internautas até criação de pesquisas. Eles
pensaram em tudo. E para nós vendedores o grande negócio é que tudo é de graça,
então segue os que mais utilizo:
·
Google
Adwords - accounts.google.com/AdWordsBrasil
(onde você pode consultar quais palavras seus clientes estão buscando na internet, fazer um anúncio direcionado e ganhar dinheiro)
(onde você pode consultar quais palavras seus clientes estão buscando na internet, fazer um anúncio direcionado e ganhar dinheiro)
·
Google
Analytics - http://www.google.com/analytics/
(analisa todo o seu site,
simplesmente fantástico)
·
Google Trends
- www.google.com/trends/
(você avalia a tendência do mercado)
·
Google Alerts
- www.google.com.br/alerts
(você cadastra uma palavra chave e
toda vez que ela for citada você recebe um mensagem)
·
Google Docs -
docs.google.com/?hl=pt-BR
(onde você pode armazenar arquivos e
criar as pesquisas)
·
Google Agenda
- www.google.com/calendar?hl=pt_BR
(você compartilha com quem quiser,
com isso seu gerente saberá onde você está)
·
Blogger - https://developers.google.com/blogger/?hl=pt-BR
(Ele é tão bom que você está lendo
esse artigo nele)
Isso
é apenas o que eu utilizo, mas tem a ferramenta do Google Webmaster, Maps
(uso nas visitas a clientes), Google Plus (até vídeo conferencia você
pode realizar através dele).
Dica:
Para se aprofundar mais nessas ferramentas, adquira o kit do meu
amigo Dani Edson. Link http://goo.gl/Mfevr
3.2
Youtube
Outra
ferramenta do Google. Excelente para você criar vídeos, dicas da aplicação de
produtos e também criar comerciais.
Para
isso crie um canal, não esqueça de seguir o meu!
Não
precisa ter um estúdio, mas alguns cuidados são interessantes, assista esse
vídeo muito bom sobre como criar um vlog.http://www.youtube.com/watch?v=x933eniDZH4
Dica:
Siga o meu canal, sempre disponibilizo vídeos que vão ajudar você.(Aliás,
aproveite e siga o meu – www.youtube.com.br/institutoim)
3.3
Linkedin
Umarede social corporativa, muito boa por sinal, apesar de muitos
utilizarem para busca de vagas, nós vendedores podemos usá-la para conseguir
chegar em quem almejamos.
Veja
as dicas:
1.
Cadastre-se em grupos de seu interesse;
2.
Adicione seus amigos e clientes;
3.
Sempre, sempre, sempre contribua nos grupos. Comente, dê dicas.
4.
Recomende seus amigos (Há um recursos no Linkedin que é a recomendação
de amigos, onde você escreve algo sobre um profissional. Isso é muito bom, mas
ao invés de sair pedindo para seus amigos te recomendar, recomende-os que você
receberá a recomendação de volta!)
DICA:
Que tal você começar me recomendando? Clique aquihttp://www.linkedin.com/in/isaacmartins
3.4
Twitter
É
muito útil para você criar promoções, notícias rápidas e informar algo.
Minha
sugestão nesse momento é criar uma conta e seguir o perfil de noticias, trânsito
e novidades do seu setor. E aos poucos você vai conseguindo seguidores.
DICA:
Não esqueça de me seguir no Twitter @isaacprofessor
3.5
Facebook
Deixei
essa ferramenta para o final porque o número de crescimento no Brasil é
surpreendente. A conclusão é, ou você está no Facebook ou em que planeta
você vive?
Chega
ao ponto de, se você viajar e não postar alguma foto, vão dizer que é mentira!
Mas,
o vendedor sábio é aquele que pega o seu facebook e usa de maneira
profissional!
Tenho
duas sugestões:
1.
Crie
uma fanpage, por exemplo: Isaac Martins o vendedor, Vendedor de Tinta, Vendas é
comigo... algo nesse estilo.
Eu criei as seguintes fanpage:
Vendas =>www.facebook.com/segredodasvendas;
Motivação =>www.facebook.com/motivacaototal;
Instituto = www.facebook.com/institutoim;
E ainda tenho o focado em beleza
junto com minha esposa e cunhadahttp://www.facebook.com/lojaencantodemenina
2.
Agora se você quer ganhar dinheiro com seu Facebook, faça o curso de CDF do meu
amigo Felipe Moreira, simplesmente demais.http://goo.gl/eCUok
Você
vai aprender tudo de como ganhar dinheiro com o Facebook!
4.
E-mail
O e-mail marketing é uma ferramenta
poderosíssima desde que seja utilizada da maneira correta.
A três formas de usar um e-mail
1. E-mail marketing (pode ser
somente texto, imagem ou os dois)
2. E-mail autoresponder (o
sistema envia e-mails automaticamente, exemplo o meu curso de motivação pessoal
- http://www.35.e-goi.com/w/4e9ecTue4bc2Gdawte!uid)
3. Newsletter (novidade da
empresa, veja um exemplo da minha empresa - http://www.35.mkitd2.com/v/JeecTu)
Para o sucesso em seus e-mails
lembre-se do seguinte:
De cada 10 departamentos de compras
que você aborda, 10 vão solicitar que você envie um e-mail, porém só 1 vai
ser lido. Será que o seu será este?
O assunto é tão complexo que estou
elaborando um curso sobre como vender por e-mail, se deseja ser avisado assim
que estiver pronto deixe um comentário.
Mas antes de fazer esse curso vão quatro
dicas!
1. Envie informações úteis
2. Envie para as pessoas certas
3. Envie para quem deseja recebê-las
4. Contrate um sistema de envio de
e-mail e não use mais o Outlook, há muitos sistemas interessantes no
mercado eu uso o E-goi, ele é gratuito para os primeiros 500 cadastros.http://goo.gl/c7KQl
Como dito no início desse artigo, as
informações aqui estão sempre mudando, por isso marque esse texto que
frequentemente farei novos ajustes.
Até o próximo artigo!
Boas Vendas
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